quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Mas afinal, o que é a celulite? O que posso fazer?

A celulite resulta da herniação da gordura subcutanea pelo tecido conectivo fibroso.

Ora, o tecido por baixo da nossa pele parece-se com isto:

Como vêm existem uma série de fibras elásticas e de colagénio que, quando se tem uma percentagem de gordura corporal um pouco altita fazem o efeito duma rede sobre toda a gordura.

Quando a gordura é mais do que o que as fibras podem esticar:

 Faz o efeito tão típico da casca de laranja


A celulite simplemente existe, pode ser genética, metabólica, ou uma consequência do estilo de vida, 90% das mulheres têm celulite. 


O que é que se pode fazer para aliviar os aspecto da celulite?

  1. Levantar pesos. Sim, uma boa rotina de ginásio que envolva agachamentos ajuda a pele a ter um pouco mais de suporte muscular, ajuda a diminuir a gordura corporal com uma boa dieta, reduzindo assim a quantidade de gordura subcutanea.
  2. Mesoterapia (para que pode gastar um pouquito de dinheiro e não estiver investido numa aposta a longo termo), os efeitos só durarão até ao próximo tratamento já que estimula a lipólise mas, não elimina células adiposas (por isso voltam a encher).
  3. Dry brushing/Escovagem a seco: com uma luva de crina escova-se as zonas problemáticas vigorosamente antes de entrar no duche. Isto descongestiona a pele por remover células mortas, e estimula a circulação fazendo com que a camada superior da pele fique mais turgida. Com este efeito de turgidez a gordura deixa de ser capaz de herniar pelas fibras elásticas.
  4. Massagem, exactamente pela mesma razão do dry brushing
  5. Foam rolling: pode-se comprar na decathlon e também ajuda com o edema e os derrames das pernas.
E é apenas isto. Bem sei que existem milhentos produtos que dizem fazer maravilhas para a celulite (cafeína, chá verde, Açai) mas a realidade, é que actuam todos exactamente da mesma maneira que a massagem e o brushing.

Se comprar um creme caro vos obriga a massagerem as pernocas, por favor, façam isso. O que quer que vos motive!

Mas, se quiserem poupar dinheiro, fiquem a saber que o podem fazer em casa sem grandes gastos!




2 comentários:

  1. Olá. Descobri agora o teu blog e gostei muito. Aproveito para perguntar como se utiliza o foam rolling, faz-se se exercícios com ele? Ass: Rita

    ResponderEliminar
  2. A celulite deixa muitas mulheres tristes, é importante a mulher saber como se forma a celulite no corpo e o que é a celulite .

    ResponderEliminar